Curso de Graduação em
Física

Reconhecimento e Avaliação

AVALIAÇÃO PELO MEC – CPC

O curso de Física foi avaliado pelo MEC nos anos de 2009 e 2011. Para os cursos de graduação é utilizado o o CPC (conceito preliminar de curso) tendo uma pontuação máxima igual a 5. O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo. O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

Os resultados das avaliações podem ser encontrados na página do INEP.

De acordo com a avaliação o curso recebeu nota 3,9994 em 2009 (valor máximo: 5) que corresponde a 13a. maior nota dos 28 cursos avaliados nesse ano. Em 2011 o curso recebeu nota 4,2442, sendo a terceira maior nota da UFV de 25 cursos avaliados. O gráfico abaixo mostra os valores de CPC (conceito preliminar de curso) dos cursos avaliados na UFV. Em destaque as notas dadas ao curso de Física.


AVALIAÇÃO ENADE

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) o curso de Física foi avaliado em 2011 com os resultados:

BACHARELADO

- Conceito: 5 (máximo).
- Nota: 4,1004.

Dos 27 cursos avaliados da UFV o curso de Física (Bacharelado) obteve a 8a. maior nota.

Dos 48 cursos de Física (Bacharelado) avaliados no Brasil o curso de Física (Bacharelado) da UFV obteve a 2a. maior nota do Brasil. No Brasil apenas os cursos de Física (bacharelado) da UFV e da PUC-RIO obtiveram nota máxima.

LICENCIATURA

- Conceito: 5 (máximo).
- Nota: 4,7228.

Dos 27 cursos avaliados da UFV o curso de Física (Licenciatura) obteve a 1A. MAIOR NOTA.

Dos 134 cursos de Física (Licenciatura) avaliados no Brasil o curso de Física (Licenciatura) da UFV obteve a 3a. maior nota do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress