Conheça o Curso

Atualmente o Departamento de Física oferece dois cursos. Os catálogos de graduação podem ser obtidos no link

Bacharelado em Física 

Ano de criação: 1975.
Duração: 4 anos.
Número de vagas: 30 (ABI com a Licenciatura e Engenharia Física)
Horário: Integral.

Licenciatura em Física

Ano de criação: 1975
Duração: 4 anos
Número de vagas: 30 (ABI com a Licenciatura e Engenharia Física)
Horário: Integral

Engenharia Física

Ano de criação: 2022
Duração: 4 anos
Número de vagas: 30 (ABI com o Bacharelado e a Licenciatura)
Horário: Integral


INFORMAÇÕES GERAIS

O curso

Oferece duas habilitações: a licenciatura e o bacharelado – ambas podem ser concluídas, não há separação entre as duas na matrícula, mas ao final do primeiro ano, o estudante escolhe uma das duas modalidades. A formação ampla e sólida permite uma boa atuação profissional em um mercado de trabalho em constante mudança. Os alunos têm ainda a oportunidade de desenvolver trabalhos de pesquisa no Departamento de Física ou em outros departamentos da UFV. Além do corpo docente qualificado – todos doutores – o Departamento conta com grupos de pesquisa em física teórica e em física experimental, com laboratórios nas áreas de crescimento e caracterização de cristais, microfluídica e fluidos complexos, dispositivos e transporte elétrico em semicondutores, Física Biológica, entre outras.

Para atingir uma formação que contemple os perfis, competências e habilidades anteriormente descritos e, ao mesmo tempo, flexibiliza a inserção do formando em um mercado de trabalho diversificado, os currículos das habilitações do curso de Física da UFV estão divididos em duas partes.

Um núcleo comum a todas as habilitações do curso de Física.

Módulos sequenciais especializados, onde o graduando delineia a orientação do final do curso. Esses módulos contém o conjunto de atividades necessárias para completar um curso de Bacharelado ou Licenciatura em Física, nos moldes tradicionais, ou poderão ser diversificados, associando a Física a outras áreas do conhecimento como,por exemplo, Biologia, Química, Matemática, Tecnologia, etc. Os conteúdos destes módulos especializados interdisciplinares são, para a Licenciatura, elaborados em conjunto com as comissões coordenadoras dos diversos cursos envolvidos (Química, Matemática e Biologia) ou, para o Bacharelado, definidos tanto pela demanda do mercado de trabalho quanto pela evolução das áreas profissionais envolvidas.

Tópicos de Estudo e Conteúdos

O núcleo comum é cumprido por todas as modalidades em Física, representando aproximadamente metade da carga horária necessária para a obtenção do diploma. O núcleo comum, com os conteúdos curriculares essenciais. Esse núcleo é caracterizado por conjuntos de disciplinas relativos à Física geral, matemática, Física clássica, Física moderna e ciência como atividade humana. Estes conjuntos são detalhados a seguir.

A – Física Geral
Consiste no conteúdo de Física do ensino médio, revisto em maior profundidade, com conceitos e instrumental matemáticos adequados. Além de uma apresentação teórica dos tópicos fundamentais (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, Física ondulatória), devem ser contempladas práticas de laboratório, ressaltando o caráter da Física como ciência experimental.

B – Matemática
O conjunto mínimo de conceitos e ferramentas matemáticas necessárias ao tratamento adequado dos fenômenos em Física, composto por cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais e computação.

C – Física Clássica
São os cursos com conceitos estabelecidos (em sua maior parte) anteriormente ao século XX, envolvendo mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica.

D – Física Moderna e Contemporânea
Consiste na Física desde o início do século XX, compreendendo conceitos de mecânica quântica, Física estatística, relatividade e aplicações.

E – Disciplinas Complementares
O núcleo comum dispõe ainda de um grupo de disciplinas complementares que amplia a educação do formando. Estas disciplinas abrangem a química, a história da ciência e seminários de Física.

Duração do curso

Carga Horária

A carga horária mínima para a obtenção do diploma de Licenciado em Física é de 3210 horas e de 2640 horas para o de Bacharel em Física, distribuídas em atividades em sala de aula e/ou laboratórios, de presença obrigatória.

Atividades acadêmicas extraclasse estão inseridas na carga horária de qualquer das modalidades do curso de Física. Para a Licenciatura estas atividades estão distribuídas em diferentes disciplinas, em especial na prática de ensino, enquanto que no Bacharelado estas atividades estão presentes no programa de iniciação científica e no projeto orientado. Além disto, ao final do curso todos os alunos devem apresentar uma monografia e proferir um seminário.

Tempo de integralização

O curso de Física, deve ter uma duração típica de 4 anos, sendo o tempo mínimo e máximo de integralização de 3 e 6 anos, respectivamente. As diferentes sequências do Bacharelado e da Licenciatura podem ou não ser cursados de forma contínua, sem interrupção. Quando cursado de forma contínua, a duração deverá estar entre quatro e cinco anos, dependendo do elenco de disciplinas a serem cursadas.

Aos alunos de desempenho excepcional, é facultado completar o curso em um período mais curto, a critério da comissão coordenadora e da anuência do orientador acadêmico.

No caso de matrículas em sequência, o prazo de integralização máximo para cada sequência é igual ao dobro de sua duração estimada.

Estágios e atividades complementares

A LDB determina a obrigatoriedade do estágio para o Licenciado (artigo 65 da Lei 9.394/96), estabelecendo um mínimo de 800 horas para a prática de ensino nas licenciaturas. Definida como o conjunto de atividades desenvolvidas com alunos e professores de escolas ou em outros ambientes educativos, a prática de ensino constitui-se no elemento de conexão entre a teoria e a prática pedagógica.

No curso de Física da UFV, o currículo das diferentes sequências da licenciatura satisfaz esta exigência, estando a prática de ensino distribuída ao longo do curso como parte de diferentes disciplinas. Para o Bacharelado não há obrigatoriedade de estágio formal, entretanto todos os estudantes deverão desenvolver um projeto de pesquisa de fim de curso, orientado por um professor, no contexto da disciplina Projeto Orientado. Esta disciplina visa instrumentalizar os alunos em técnicas modernas de acesso à informação científica, aprendizado de procedimentos científicos e técnicos em estágios de diferentes tipos, etc. Caso o aluno esteja engajado em um projeto de iniciação científica, este pode vir a ser considerado como parte integrante dessa disciplina.

Todas as modalidades de graduação em Física tem incluído em seu currículo uma Monografia (FIS499) de fim de curso, associada ao Projeto Orientado (FIS399), estágios, prática de ensino e/ou iniciação científica. Esta Monografia deve apresentar a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico.

Mercado de trabalho

O licenciado em Física dedica-se, preferencialmente, à disseminação do saber científico, seja atuando na educação formal (como professor), por meio de novas formas de educação científica. Isso, no entanto, não o impede de cursar uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Física.

O bacharel, por sua vez, está voltado principalmente à pesquisa (básica ou aplicada) em universidades, centros de pesquisa, laboratórios especializados ou indústrias. Ele é preparado para a pós-graduação stricto sensu e está apto a trabalhar em associação com profissionais de outras áreas (meteorologia, engenharia, biologia, medicina, química, etc.), aplicando o ferramental (teórico e/ou experimental) da física a outros campos do conhecimento.


Endereço

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa 

Av. Peter Henry Rolfs s/n -Campus Universitário- CEP: 36570 900 – Viçosa – MG
Telefone: 3612 6250 (Elaine), 3612 6251 (Josieli), 3612 6252 (Lauriete)
E-mail: dpf@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados