Curso de Graduação em
Física

Informativo

Cursos de Física da UFV recebem nota máxima na avaliação na avaliação oficial do INEP/MEC.

Os cursos de Física (bacharelado e licenciatura) receberam nota máxima na última avaliação realizada pelo MEC (2011) tanto no CPC quanto no ENADE.

Para os cursos de graduação é utilizado o o CPC (conceito preliminar de curso) tendo uma pontuação máxima igual a 5. O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo. O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

Os resultados das avaliações podem ser encontrados na página do INEP.


AVALIAÇÃO ENADE

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) o curso de Física foi avaliado em 2011 com os resultados:

Número de cursos avaliados na UFV = 27.

Número de cursos de Física avaliados no Brasil = 48 (bacharelado); 134 (licenciatura)

.

BACHARELADO

- Conceito: 5 (máximo).
- Nota: 4,1004.
8a. maior nota dos cursos de graduação da UFV e 2a. maior nota do Brasil. No Brasil apenas os cursos de Física (bacharelado) da UFV e da PUC-RIO obtiveram nota máxima.

LICENCIATURA

- Conceito: 5 (máximo).
- Nota: 4,7228.
1a. maior nota dos cursos de graduação da UFV e 3a. maior nota do Brasil. No Brasil apenas cinco cursos de Física (licenciatura), incluindo o curso de Física da UFV, obtiveram nota máxima.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress